Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

Rotinas... Rotinas...!

Jantar.jpg

Desde o vosso nascimento que eu achava que as rotinas eram importantes. Eram mais importantes para mim do que para vocês! Pois assim eu conseguia organizar o meu dia em função do vosso! E como já perceberam eu preciso de ter as coisas planeadas.

Mas desde o início era impossível. Quer dizer no primeiro mês estavam mais ao menos em sintonia. Acordavam com a diferença de uns minutos apenas um do outro... Mas aí por volta dos 3 / 4 meses estavam completamente cada um na sua, salvo raras excepções! Jake eras o mais dorminhoco. Liam acordavas sempre primeiro. E como já vos disse quando um dormia o outro acordava!

Por esta altura andávamos ao sabor dos vossos horários. Vocês comandavam o nosso! Se não fosse o bloco de notas a apontar quando comiam e quando mudávamos a fralda não sei como teríamos conseguido! E ainda tínhamos a vantagem de vocês não serem parecidos. Se não, aliado a isto tudo ainda vos teríamos que fazer uma marca na testa!

Bom mas a rotina era a possível, desde que vocês comessem e estivessem de rabinho limpo. Nós íamos dormindo. Vantagem da mamã estar em casa, dormia quando vocês dormiam, quando calhava!

E esta rotina desregulada havia que aguentar... porque não vos queria acordar para comer.... se estavam a dormir era porque estavam bem e a crescer! Se tivessem fome, acordavam! Mas por descargo perguntei à pediatra o que fazer e ela assim disse, eles que durmam! Claro o problema era meu que estava sempre ocupada com um piratinha! Mas como ainda eram de pouca manutenção mesmo que um adormecesse em pleno auge do outro o barulho não era muito que o acordasse!

Mas, a partir mais ao menos dos 5 meses começaram a aproximar as horas dos biberons um do outro! E só quando começamos os sólidos é que consegui começar a estabelecer uma rotina certa!

Então, acordavam entre as 06h e 07h da manhã! (Horário de quem tem que se levantar para ir trabalhar, ok!) Bebiam o leite. E voltavam a dormir por mais 1h... 1h e tal... Acordavam e brincavam. A meio da manhã mais um biberon para aconchegar o estômago até ao almoço! O almoço eram duas colheres grandes de sopa! E se não ficassem satisfeitos metade de um biberon. As refeições a seguir eram todas de leite! Isto aos 6 meses....

Aos 7 meses, começaram a comer sopa ao almoço e jantar. Leite entre refeições para aconchegar. Biberon em todas as restantes refeições!

Experimentei um mês depois vos tirar o leite às refeições de sólidos e acrescentar uma colher de sopa! Correu bem. Parecia que vocês estavam de facto mais interessados na sopa do que no próprio leite!

Tive que aumentar para 4 colheres de sopa, para cada um claro, porque queriam mais e mais!

Começamos a fazer lanche e pequeno-almoço (refeição a meio da manhã, em substituição do biberon intercalar).

Nestas refeições intermédias variávamos entre a cerelac... puré de fruta... o iogurte natural... o iogurte com bolacha maria esmigalhada.... iogurte com puré de fruta...

Tanto andámos, tanto andámos que actualmente estão a comer cerca de 7 a 8 colheres de sopa grandes cada um!!!! E às vezes parece que mais vos desse mais comiam! Da mesma maneira como às vezes não acabam a sopa.... não vos apetece... culpamos os dentes!

Com as doses de sopa a aumentar e o pouco tempo livre para estar disponível na cozinha a cortar legumes durante muito tempo tive de começar a optar por cozinhar e congelar. No início as doses eram pequenas. Aprendi com algumas leituras, visualizações no youtube e através de troca de ideias com algumas amigas que a melhor opção para poupar tempo era congelar utilizando as couvetes de gelo! As doses já estavam prontas! Começamos com dois cubos de sopa, depois passamos a 4. Agora vamos a mais ao menos 6 cubos! Brevemente teremos de ir para tupperwares que as couvetes já não chegam!

No início das refeições de sólidos vocês sentavam-se lado a lado nas vossas espreguiçadeiras, eu fazia dois pratos, assim sabia exactamente quanto é que cada um comia. Dava primeiro a um, depois dava ao outro. Mas a dada altura o que ficava a ver o outro comer começava a ficar impaciente, claro! Não queria só estar a olhar, também queria comer. Então comecei a pôr a quantidade para os dois num só prato e passei a dar colher a um, colher a outro. Quando o papá estava connosco o papá dava a um e eu ao outro assim comiam na mesma ao mesmo tempo. Esta situação mantém-se até hoje! E até comerem pela vossa própria mão não deverá mudar!

Costumo fazer gelado de fruta que vocês gostam e se lambuzam, mas Jake és um preguiçoso de primeira e não tens paciência para segurar no gelado. Mas adoras se to dou à colher...! Tu Liam, por outro lado já devoras aquilo tudo. É gelado até à testa, mas lá estás entretido!

E se nos entretantos das refeições ouvem: Bolacha...!? / Cookie...!? Até dançam! Adoram! Dou-vos pequenos pedaços para as mãos e vocês lá fazem a vossa bagunça para comer tudo!

Entre os 8 / 9 meses já só estavam a beber leite assim que acordavam de manhã e depois à noite. Todas as outras refeições eram feitas de sólidos!

A princípio stressava, pois queria, gostava e precisava que vocês estivessem na tal rotina. Mais para eu ter um plano a seguir já que ia ficar sozinha com vocês não precisava de ter de estar ainda a pensar horas para isto e aquilo. E queria estar o melhor preparada possível! Mas vocês é que mandam! E por mais que nós queiramos algo temos de vos acompanhar. Vocês é que são novos neste mundo, é que se estão a habituar a tudo. Mas agora é mais fácil falar do que na altura. Assim que estavam os dois a dormir, eu deitava-me também, mas 5 min depois lá acordava um!

A vantagem disto tudo é que os dias... as semanas... os meses passam tão rápido... que vamos andando a empurrar o sono, o cansaço, as alegrias, as frustações, com a barriga! E vamos sendo felizes, vamos aprendendo e melhorando!

Rotinas.jpg  Rotinas_.jpg

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.