Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

Quarentena, semana #9

quarentena 1.jpg

E lá se passou mais uma semana!

Vocês passam os dias entre as vossas aulas, os vossos trabalhos, as vossas brincadeiras, as vossas birras; a Mamã passa o dia a ouvir-vos falar, gritar, rir, brincar, nas vossas aulas, a ouvir o Dada o dia inteiro a falar; o Dada chega ao fim do dia cansado de tanta (vídeo)chamada e de tanto falar...

Todo e qualquer silêncio é quase sempre bom a não ser quando vem de vocês, às vezes é de desconfiar....

Algumas vezes depois de vocês se deitarem os papás passado pouco tempo adormecem no sofá a ver televisão. Aproveitamos o silêncio enquanto dormimos! Parece que estamos mais cansados ficando todo o dia em casa do que quando saíamos à rua!

O Dada é daquelas pessoas que gosta de sair e passear e viajar mas adora muito ficar o fim de semana em casa a tirar o pó ao sofá... e agora com este isolamento tem sido a desculpa perfeita! A cidade ainda está quase toda fechada mas podemos sair à rua para as habituais urgências e para apanharmos ar!

Às vezes vocês querem sair... outras não... e o Dada este fim de semana não quiz! No domingo perguntei qual de vocês queria vir apanhar ar comigo à rua e tu, Liam, disseste logo que não com a segunda intenção de que o Dada te deixava ver desenhos animados. O que de facto aconteceu! E tu, Jake, quiseste vir comigo e lá fomos dar uma volta a uns quantos quarteirões e voltámos! 

quarentena 5.jpg

Hoje, sexta-feira, mais uma semana passada, esteve um dia lindo de 29º graus! Como se consegue ficar em casa assim? Injusto não é? Aproveitando que tínhamos de ir pôr no correio as cartas para os vossos amigos por correspondência, lá fomos os três deixando o Dada a terminar o dia de trabalho! Encontrámos umas quantas pessoas na rua, infelizmente umas sem máscaras, mas o principal foi que vocês correram, brincaram um bocadinho, apanhámos sol, calor e viemos para casa um bocadinho mais felizes! 

quarentena 12.jpg

quarentena 13.jpg

quarentena 11.jpg

É muito difícil usar a máscara principalmente em dias de calor, mas se vocês, crianças, usam, mesmo que mexendo nelas, porque é tão difícil para alguns adultos usarem máscara e se protegerem a si e principalmente os outros? Estamos todos a passar pelo mesmo, pelas mesmas dificuldades e todos queremos sobreviver a isto... mas parece que há pessoas que têm mais necessidade e urgência para ir laurear a pevide que outras... por isso meus amores cá continuamos fechados em casa mais tempo do que o que pretendíamos porque ao contrário de algumas localizações do estado de New York, a cidade em si ainda não cumpre os requisitos para abrir... os parques infantis continuam fechados a cadeado! 

Vocês têm pedido música para dançar... tu, Liam, pedes rock and roll e vibras ao máximo com as músicas que vamos pondo... os clássicos anos 80/90... desde os Queen a Michael Jackson, passando por Guns N' Roses e AC/DC entre outros grandes clássicos. 

No domingo que passou foi o dia da Mãe aqui nos Estados Unidos, e como não tinha os condimentos todos para o mesmo brunch do domingo passado (e porque aquele manjar não pode ser muitas vezes!) fiz um pequeno-almoço em menos quantidade mas igualmente bom! Apesar de que por vocês tinha sido igual ao domingo passado... Apanhaste-me na cozinha, Liam, e perguntaste o que eu estava a fazer. Depois de te dizer que estava a fazer o pequeno-almoço dizes-me que queres pequeno-almoço completo!!!!! Perguntei-te o que querias dizer com isso... Tu Jake que estavas a ouvir respondes da sala 'banana e ovos'! E tu, Liam, acrescentas 'e morangos e croissants!'... Fiz panquecas, bananas, maçã e pêras e vocês adoraram na mesma! 

quarentena 3.jpg

A professora do Jake enviou um questionário para o dia da Mãe por piada... o Dada fez com vocês... e digamos que aos olhos do Liam sou muito boa a dar trabalhos, já que é coisa que ele pouco gosta de fazer... já tu, Jake, achas que eu gosto muito de fazer trabalhos com vocês! Um acha que sou demasiado mandona o outro acha que faço isto por gosto... tem dias que ambas as situações são verdade... tem outros dias que realmente tenho muitas saudades de quando vos deixava na escola e eram as professoras que aguentavam o vosso mau feitio por umas horas...  

quarentena 4.jpg

quarentena 6.jpg

Quando ficam chateados com alguma coisa que vos estou a pedir em relação aos trabalhos lá vão fazer queixinhas ao Dada, esteja ele em chamada ou não... Ele passa-vos a mão pela cabeça, vocês voltam e lá tentam aceitar o que vos estou a dizer/pedir! Estamos a ficar cansados desta rotina!

Esta semana o tema da escola é a água e o ciclo da água, pelo que passámos a semana a fazer algumas experiências com água! 

quarentena 10.jpg

Acho que é do conhecimento geral que tu Jake vives para animais e dinossauros! Queres incluir um animal ou dinossauro em todos os teus trabalhos mesmo quando o trabalho é sobre veículos, por exemplo... e não falas em querer voltar para a escola... ou que queres ir à rua... ou ao parque... mas sim que queres ir ao zoo ou ao museu! Sentes saudades de ver os animais no zoo ou os embalsamados no museu... ou os esqueletos de dinossauro no museu.... tens mapas e mapas (repetidos, uns em melhores condições que outros!) de, quase, todas as vezes que fomos ao zoo. Queres sempre guardar o mapa ou panfleto que seja que trazes de lá! E volta e meia vais 'estudar' o mapa relembrando os animais, os locais onde os vimos, se vimos aquele animal ou não, e, se não vimos, dizes que temos de ver da próxima vez! Alguns mapas têm fita-cola mas não os deixas deitar fora. Vês os mapas como quem vê um livro, só que o mapa não tens folhas para folhear mas leva-te o mesmo tempo, ou mais, a olhar para ele que te leva a ler um livro! 

quarentena 8.jpg

Apercebi-me esta esta semana que nestes últimos 5 anos devo ter passado mais tempo no chão que no sofá... Quer fosse para brincar com vocês, olhar para vocês, estar a fazer-vos companhia, tirar-vos fotografias, estava sempre no chão para estar o mais perto e ao vosso nível possível. E hoje em dia continuo a dar por mim muitas das vezes sentada no chão perto de vocês, com vocês, a brincar com vocês ou mesmo com lugar no sofá por vezes sento-me no chão na mesma! Não que me sinta mais confortável mas é instintivo! 

quarentena 2.jpg

Continuo por vezes a correr atrás do prejuízo com a lista de trabalhos que têm para fazer semanalmente mas tenho-me contentado mais com o pouco mas bem que fazem ao invés de tentar toda a quantidade enviada! Mesmo que façam os trabalhos na semana a seguir envio quando pudemos mesmo que fora de 'prazo'! É difícil estar a acompanhar os dois ao mesmo tempo estando a fazer coisas diferentes porque há sempre um que gosta mais do que o outro está a fazer e há birra na certa! Pelo que para os dois fazerem o mesmo trabalho é difícil cumprir a lista toda de trabalhos, de ambos! Mas tento que façam os exercícios mais relevantes do tema da semana que vos ensine mais! 

quarentena 9.jpg

Antes desta pandemia deitávamos-vos na cama... líamos a história de embalar... beijinho-beijinho... ligávamos a música de embalar... desligávamos a luz e saíamos! Vocês ficavam! Tu, Jake, como és o que demora sempre um pouco mais a adormecer (gostas de ficar acordado até mais tarde!) por vezes chamavas por nós uma ou duas vezes, mas lá acabavas por adormecer. 

Após pandemia, todas as noites, fazemos a mesma rotina mas quando apagamos a luz, a frase vinda de ti, Jake, é sempre a mesma: 'Fica um bocadinho comigo!'. E o Dada fica... não sabemos se é algo associado ao vírus... a algo que te assustou desde o início, mas mesmo quando acordas de noite para fazer xixi, o pedido é sempre o mesmo! Queres que fique contigo até adormeceres! Enquanto que quando vos deitamos à noite ficar contigo é pacífico, este pedido vir às 2h/3h ou 4h da manhã deixa-me perdida. Sento-me no chão ao lado da tua cama, perdida de sono, à espera que adormeças! Às vezes és rápido outras nem por isso e enquanto espero naquela posição menos confortável lá se vai o meu sono! Depois tenho que ultrapassar a minha insónia e de manhã já acordo cansada, claro! Uma vez por outra dormes a noite inteira seguida, mas acordas às 6h e tal da manhã para fazer xixi e por vezes já não voltas a dormir...

Tu, Liam, é rara a noite que acordas para fazer xixi ou por pesadelos ou sonhos mais estranhos... 

Quando o mano diz que tem medo e que não quer estar sozinho, tu, Liam, prontamente lhe respondes que estás ali ao lado dele que o mano não está sozinho! E se o Jake fala em monstros ou bichos, fazes um gesto de karaté e dizes que tomas conta do assunto! Infelizmente não consegues convencer o Jake, ainda!

Vamos a metade do mês de Maio! Não vemos fim à vista apesar de vermos as coisas a melhorar tanto aqui como em Portugal... Mas sentir os dias a aquecerem e termos que estar fechados em casa é duro! Vermos planos de viagens adiados é triste! Olhar o calendário e riscar eventos da escola que obviamente não vão acontecer! Que tal como os graduados das faculdades também vocês teriam uma festa, simbólica, dos finalistas do pre-kindergarten (pré-escola) que não irá acontecer. E a dúvida se conseguiremos ir a Portugal este verão também se mantém...

Situações inesperadas que temos que saber contornar e aceitar apesar da tristeza e saudade! Vivemos e recordamos as memórias passadas e planeamos o futuro para quando voltar a haver alguma espécie de normalidade!

Dia 62 de isolamento social, semana número 9, a caminho dos 2 meses! 

quarentena 7.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.