Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

Pre-Kindergarten #4

School.jpg

Terminaram a terceira semana de escola, ainda que uma semana curta só de 3 dias...

Tinha curiosidade em ver como seria a vossa reacção ao voltarem à escola depois de uma semana (e dois dias) sem ir. Mas correu muito bem e foi como só tivessem ido de fim de semana...

Esta semana foi um pouco difícil porque ainda estão trocados com os horários. Às vezes estão a adormecer antes do jantar ou adormecem enquanto jantam e de manhã acordam bem mais cedo do que era necessário (tipo 4h e tal da manhã que são umas 9h e tal da manhã em Portugal). Até os papás tiveram que se deitar sempre cedo (por volta das 8h e pouco da noite!) para podermos acompanhar os vossos horários. Esperamos que este fim de semana vocês finalmente acertem os horários.

Liam, tu és sempre uma incógnita. Ao longo destas três semanas de escola quando te deixamos de manhã tens dias que nos dás beijos e abraços e vais à tua vida e tens outros dias que ficas ali agarrado a nós durante o máximo de tempo possível. 

Tu, Jake, o de sempre. Dás um beijinho porque te pedimos para dar e entras directo para a sala sem olhar para trás. 

Como me despacho sempre muito rápido da sala do Jake porque não há tempo para abraços e beijinhos vou sempre à tua sala. E tu, Liam, estás sempre à minha espera para beijinhos e abraços aos dois! É a tua rotina, despedires-te dos dois! Felizmente a escola fica a caminho do trabalho do Dada e o horário a que começa permite ao Dada ir sempre connosco!

No primeiro dia de escola, a professora do Jake leu para toda a sala um livro muito apropriado ao primeiro dia de escola chamado de 'The Kissing Hand' ('Beijo na mão'). Este livro conta a história do pequeno guaxinim que não queria ir para a escola. Então a mãe guaxinim para o confortar do medo que ele sentia deu-lhe um beijinho na palma da mão dizendo que assim estava sempre junto a ele mesmo quando se sentisse mais triste.

E por mais simples (e bonita) que é a mensagem deste livro (que te contei Liam pois não estavas na sala do Jake) a verdade é que resulta e temos usado este gesto quando estás mais agarrado a nós ou quando dizes que estás com medo... e lá vais tu confiante sala a dentro...

Outra coisa curiosa é que vocês estiveram separados para aí um par de vezes nestes 4 anos e estando agora em salas diferentes não notámos diferença em vocês por passarem 6 horas do vosso dia separados! Um dia por outro, o primeiro que sai da sala pergunta onde está o outro. Nunca questionaram porque é que estão separados. Aceitaram a situação. Acho que têm a perfeita noção do espaço fisíco onde estão. Sabem onde é a sala um do outro. (Primeiro tu, Liam, dizias que o Jake estava noutra escola ao invés de sala!). Conhecem as professoras um do outro. Vão conhecendo os amigos um do outro. Habituaram-se muito bem também a esta separação. Mas gostam de visitar a sala um do outro e de brincar com os brinquedos da sala do outro... As professoras também vos conhecem um ao outro.

Por isso continuamos a gostar de tudo isto que envolve a escola... talvez um pouquinho menos de todos os eventos e pedidos de voluntariado e projectos que nos pedem... 'vivemos' em volta de um calendário em constante actualização! Amanhã há Carnaval na escola, com insufláveis! Claro que vamos até lá!!!