Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

Pre-Kindergarten #3

IMG_6677.jpg

E chegámos ao fim da primeira semana de escola! 

Foi mais difícil para mim que para vocês! E foi difícil não por estar separada de vocês. Felizmente com a experiência da escolinha anterior fiquei treinada para a separação. Não que não tenha sido estranho estar sem vocês tantas horas... Mas foi mais difícil por todas as rotinas que estamos ainda a tentar aprender, assimilar e cumprir... E as vossas professoras têm métodos diferentes... mas para vocês está tudo ok!

Mas no fim das contas as professoras que vos calharam estão muito adequadas com a vossa maneira de ser... Ambas tentam que vocês sejam o mais autónomos possíveis mas uma mais rigorosa que a outra!

Vocês entram às 8h20 da manhã. Tentamos ir cedo para que caso queiram tenham tempo de brincar um bocadinho no recreio e aliviar o possível stress da separação. 

Assim que as professoras abrem portas da sala para vos receber, todos os pais começam a chamar os respectivos filhos para irem para a sala!

Jake: Nosso amor distraído que vive no mundo da lua, se não te chamarmos tu entras directo para a sala (porque se é para entrar é para entrar!) e não levas a mochila... casaco... não te despedes de nós... nem olhas para trás... só queres entrar e ir brincar!!!! E a tua professora está à porta da sala para vos receber com um 'bom dia' e um hi5. Os pais não passam dali e são vocês que têm de pendurar as vossas mochilas nos vossos cacifos, tirar o lanche para a tarde e a garrafa da água, a pasta para recados da escola e ir lavar as mãos! Tudo sozinhos! E eu fico a ver-te da janela, com vontade de entrar e te ajudar não que não o consigas fazer sozinho mas porque te vais distrair com milhentas coisas e não vais cumprir a rotina! E a verdade é que por vezes saio da escola e andas tu pela sala a fora de casaco vestido, não porque tenhas frio, mas porque simplesmente to esqueceste de tirar! Eventualmente despe-lo porque quando sais da sala, à hora de saída vens sem ele...

Liam: O nosso menino de casca dura, que por vezes só dá beijinhos se pedincharmos (muito!), que é independente e que nos quer ensinar a nós fazer as coisas, mas que na hora da separação é o que mais mimo e incentivo de que é capaz precisa! Na tua sala podemos entrar, ajudar-te a fazer a rotina igual à da sala do mano... durante esta primeira semana ora agarravas-te ao nosso pescoço ou pernas e dizias que tinhas medo... ora nos davas o teu abraço mais forte e entravas sala a dentro com a maior das confianças! A tua professora e auxiliar já te adoram por esse teu comportamento de menino, com o teu ar amuado quando não queres fazer algo, com o teu revirar de olhos e por isso metem-se contigo, chamam-te para o pequeno-almoço...

A escola dá duas refeições! Pequeno-almoço e almoço. De casa vocês levam o lanche! Tive que passar a dar-vos o pequeno-almoço em casa pela incerteza se o comem na escola! Quer dizer temos quase certeza que tu, Liam, o estás a comer, contudo tu Jake, é que tens mesmo de comer em casa porque na escola enquanto alguns comem tu brincas! Isso já vi eu!

As regras da tua professora, Jake, são boas e funcionam contigo que és mais maleável e entendedor que tem de haver regras mesmo que às vezes também não te apeteça cumpri-las! 

IMG_6596 (2).jpg

E o facto da tua professora, Liam, ter menos regras, ser mais acessível faz com que te sintas acarinhado e ainda que a cumprir as regras que ela impõe não te sentes obrigado a fazê-las!

A parte das refeições é a parte das rotinas que mais me custou esta semana. Perceber se vocês estão a comer as refeições da escola, porque as que levam de casa eu consigo perceber! Claro que passei a semana a fazer almoço e lanche, para os dois, para ter a certeza que as de casa pelo menos comiam! E mesmo assim alguma parte delas voltava para casa, na mochila do Jake, claro! 

Pretendemos que comam as refeições da escola porque têm direito a elas e porque têm de se habituar a esta rotina. E ao chegarmos ao fim desta semana percebemos que é melhor deixar de mandar almoço ao Liam, porque ele está a comer o da escola e o de casa, o nosso bolinha!!!! E o pequeno-almoço também tem de ser reajustado...

Já tu, Jake, tens de definitivamente levar o pequeno-almoço já na barriga... o almoço ainda estamos em ajustes... e o lanche tens de comer mais rápido! Pois a ideia que me parece é que não terminas de comer para ires brincar!

Sim, porque a escola não tem política de 'obrigar' ninguém a comer, nem com um ligeiro 'come lá depressa para ires brincar!'... se ainda há comida na lancheira e eles a arrumam para elas está ok é porque estão cheios... sem sequer pensar que se os pais mandaram aquela comida é para eles a comerem toda, porque sabemos que em condições 'normais' eles a comeriam!

Como vos disse no início, semana mais difícil para mim que para vocês... ainda que ao final do dia mais precisamente à hora de jantar adormeçam quase em cima do prato!!!!! Mas foi ainda só a primeira semana... temos um ano inteiro para nos ajustarmos.... 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.