O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

Olá Lisboa #3

Capa.JPGIr a Lisboa, Portugal, para os papás é sempre um entusiasmo.... Entusiasmo esse que esperamos um dia ser partilhado também por vocês!

Por enquanto o vosso entusiasmo é momentâneo... no momento em que vamos andar de carro, ou de autocarro, ou de comboio, ou de avião...

Mas quando nos vêm de volta de malas já começam a perguntar se vamos andar de avião...

NYC.jpg26 dias estivemos nós em Portugal nesta viagem de verão e como em todas as visitas foram uns dias excelentes! Mesmo o papá tendo estado a trabalhar durante 10 desses dias (2 semanas) conseguimos aproveitar a família e amigos da melhor maneira possível...

Tal como no ano passado o papá foi convidado a participar num projecto e por isso juntamos o útil ao agradável...

Um dos passeios mais importantes que fizemos foi termos ido à praia! Infelizmente só conseguimos ir um dia mas foi maravilhoso...

Vocês assim que puseram os pés na areia pararam que nem estátuas... mas com algum incentivo e insistência lá foram atrás de nós areal a fora!

As toalhas nem se viam com tanta areia que deitavam ao brincarem...

Com a maré baixa havia um grande areal para brincarem com as pequenas piscinas e poças de água... Riam... Corriam... Brincavam...

Praia 3.JPG

Praia 4.JPG

Praia 6.JPG

Praia 8.JPG

Praia 7.JPG

Da parte da tarde, depois da sesta, com a maré a subir, a rebentação das ondas da Costa estavam mais perto e tu, Jake, já não achaste tanta piada...

Ao contrário de ti Liam, que às cavalitas do papá, foste à água e não querias outra coisa... O papá com água quase no pescoço e tu querias mais e mais e mais... e se o papá virava costas para sair da água tu dizias indignado 'Nooooooo'

O tio Morais foi ter connosco à praia e testemunhou em primeira mão esta vossa grande mudança desde o ano passado... mesmo tu Jake ainda com os teus receios portaste-te muito bem...

Praia 2.jpg

Visitámos os avós de Setúbal, que a cada ano que passa vos arranjam uma piscina maior que a do ano anterior... mas vocês adoram andar lá a chapinhar e brincar (tal como vieram ao mundo ou não)... jogam à bola... Liam, nunca mais te esqueceste de quando se fala da mota da avó Lina, tu dizes logo 'vroom vroom pi pi'... andaram para trás e para a frente no jipe do avô Dadinho...

Setubal 2.jpg

Setubal 3.jpg

Setubal 4.jpg

Como tem vindo a ser da praxe, nos primeiros dias que chegamos a Portugal, vocês os dois e o papá vão cortar o cabelo... O papá corta em Lisboa, pois por falta de tempo em New York entretanto chega o dia de viajarmos... vocês aproveitam e cortam com o papá, pois para cortarem em New York é um balúrdio por umas cabecinhas tão pequeninas... e o papá consegue-vos ir dando uns cortes até chegarmos a Lisboa. E agora é giro esse ser o vosso programa a três!

Este verão provaram o vosso primeiro gelado Epá e escusado será dizer que gostaram e se lambuzaram todos! Mas também se lambuzaram com gelados caseiros de morango e pêra que a mamã vos fez....

Gelado 2.jpg

Gelado 3.jpg

Gelado 4.jpg

Gelado 5.jpg

Descobriram também que existem muitos carrinhos nos centros comerciais para vocês brincarem! Ir com vocês a qualquer lado significava parar em todos os carrinhos! Ainda não se aperceberam que todos andam e fazem barulho se pusermos uma moeda! Então só andaram num (juntamente com o primo JF quando os tios Marco e Joana nos vieram visitar)! Fora isso não precisávamos de pôr moeda pois a animação era igual e tirar-vos de lá era igualmente difícil...

Desta vez fomos sem planos... Apesar de muitos dias em Lisboa não davam para grandes viagens estando o papá a trabalhar. E por isso de um dia para o outro combinámos dois jantares lá em casa com os amigos do costume...

Jantar 2.jpgNas semanas que o papá esteve a trabalhar também não fizemos nada de especial, nós os 3. Acabámos por ir ficando por casa... vocês faziam a vossa sesta... fomos ao parque nas traseiras de casa... a avó Lina passou umas tardes connosco... fomos jantar a casa dos avós de Lisboa umas vezes... algumas dessas vezes com o papá também...

Nas noites que o papá não jantava connosco, o papá chegava a casa primeiro e vocês adoravam chegar a casa e chamar por ele e correr a casa à procura do abraço dele... e era uma festa...

Ficaram com os avós de Lisboa duas noites para os papás estarem um bocadinho sozinhos a dois... portaram-se bem... uma das noites ficaram em nossa casa, nós fomos ao cinema, por isso quando chegámos vocês já estavam a dormir... Mas na outra noite, fomos só jantar, fomos buscar-vos a casa dos avós e foi maravilhoso... Assim que entrámos em casa, cada um de vocês correu para os braços de um de nós e do vosso jeito espanholado e atabalhoado disseram que fizeram xixi e cocó, viram desenhos animados no tablet, que jantaram e que brincaram com a bola! Foi maravilhosa esta recepção!

Na casa do avós de Lisboa vocês gostam de ir ver o cão Benji. O Benji sempre muito entusiasmado por ver seja quem for, mas vocês pequeninos a excitação é sempre maior por vos querer cumprimentar com o jeito bruto dele... mas depois de um tempo com ele mais calmo gostam de lhe fazer festinhas! E numa dessas vezes enquanto o Liam fazia festinhas no grande lombo do Benji, o Jake passou por trás e apoiou-se nas tuas costas, Liam, para passar. Tu fizeste mais pressão no Benji que rapidamente se virou para ti e te deu um valente e lambuzado beijo! Todos rimos menos tu. Coitadinho, choraste! Não te esqueceste do que ele te fez e contavas (utilizando expressões faciais maravilhosas!) a quem fosse sempre que te perguntávamos o que o Benji te tinha feito... Mas sempre que diziamos que íamos aos avós de Lisboa falavam logo no cão... não ficaste com receio algum.

Benji 2.jpg

Estão cada vez mais doidos a andar nos cavalos de madeira que o avô vos fez... estamos sempre a ver quando vão sair disparados tal a velocidade com que se balançam...

Como prestam sempre muita atenção ao que fazemos e como fazemos, numa das noites que fomos jantar ao japonês (com o tio Morais e prima Patri) quiseram comer a massa e um pedacinho de salmão com pauzinhos... e não é que até se ajeitaram? Mas tu Liam, com o garfo comes mais, e essa sim é a tua onda...

Japones 3.jpg

Jappones 2.jpg

Mas também tiveram os vossos momentos a brincarem sozinhos em casa com os brinquedos com que brincam tão pouco... é tão bom ficar só a olhar e ouvir-vos brincar e falar um com o outro... e ver como vocês se entendem (entre uma briguita e outra sobre quem fica com o carro xpto)...

Nos dias bons que os tios Marcos e Joana (e JF claro!) estiveram connosco aproveitámos para ir todos a Porto Covo... o tio Pedro e Benji juntaram-se a nós e passámos um lindo dia todos juntos...

Porto Covo.jpg

Chegámos a Porto Covo à hora de almoço, com um nevoeiro sobre as praias... e um fresquinho típico daquela zona... almoçámos... descemos e subimos a (principal) rua da vila... e rumámos à Barragem de Morgavel... pelo caminho Jake, adormeceste e perdeste uma das melhores partes do passeio...

Porto Covo 2.jpg

Porto Covo 3.jpg

Porto Covo 4.jpg

O Benji adorou rebolar-se na areia... e de dar uns belos mergulhos...

Porto Covo 5.jpg

Porto Covo 8.jpgTodos pusemos os pés na água... claro que tu Liam, se te deixássemos tinhas dado tantos mergulhos quanto o Benji... só querias que o papá avançasse mais pela água a dentro...

Porto Covo 6.jpg

Porto Covo 7.jpg

No regresso a Lisboa passámos na praia do Carvalhal para comermos um gelado... e vocês ainda brincaram na praia... e apanhámos o ferry que foi algo que vos deixou também bastante curiosos e felizes...

Carvalhal 2.jpg

Carvalhal 3.JPG

Carvalhal 4.jpg

Carvalhal 5.jpg

Escolhemos (e o tio Pedro ofereceu) uns chapéus parecidos aos da mamã, já que vocês andavam sempre a querer pôr os nossos chapéus ou qualquer outro chapéu que encontram... tu então, Liam, adoras mais chapéus que o Jake e qualquer um te serve!!!

Piratinha Jake continuas meio preguiçoso quanto ao desfralde... Não há cueca que não tenha uma pinga (ou mais) de xixi... distrais-te na brincadeira, esqueces-te, e quando pedes normalmente já vais atrasado... temos que te ir lembrando e perguntando... e perceber os teus 'não'... por vezes são em tom de 'quero fazer mas não quero parar de brincar' e muitas das vezes mesmo dizendo não temos que te levar e fazes quase sempre!!

Tu Liam, estás mais atinado e pedes quase sempre. Quando dizes que 'não' é porque não queres mesmo!

Não que estejamos a incentivar inda o desfralde nocturo pois queremos garantir que o diurno fica a (quase) 100% mas durante as férias houve 6 noites Liam, que não fizeste uma única gota na fralda. E até tu Jake, houve 1 noite que acordaste de fralda limpa também! Felicitámos-vos mas não é algo que estamos neste momento preocupados!

Fomos ao ex-trabalho da mamã duas vezes.... Fomos visitar o papá ao trabalho no último dia do projecto...

E nas duas semanas que o papá esteve a trabalhar, o tio Pedro esteve ausente de férias, por isso nós ficámos com o carro dele e vocês adoravam andar no carro do tio e com a mamã a conduzir. Tu, Liam, sempre muito atento seja qual for o condutor ou carro...!

Um raio de mania que vocês têm é de só beberem leite se for de biberon! Tentámos várias opções e vocês rejeitaram-nas todas! Sendo que não tínhamos nenhum biberon em casa também não comprámos nenhum! Comprámos iogurtes de beber (por palhinha) e muitos dos vossos pequenos almoços foram sandes de manteiga de amendoim com um iogurte de beber. A princípio Jake, não querias beber o iogurte nem que te oferecessemos mundos e fundos. No fim das férias já pegavas e bebias o iogurte sozinho, tal como o Liam fez em quase todos os dias!

Peq Almoco 2.jpg

Peq Almoco 3.jpg

Peq Almoco 4.jpg

Peq Almoco.jpg

Engraçado como o tempo passa e como vocês crescem assustadoramente rápido! Já me ajudavas a pôr a mesa, Liam. Claro que só levavas objectos inofensivos e que não se partissem... mas ajudavas e foi algo emotivo, para mim...

Mais dois voos no vosso passaporte... para lá (Portugal) sempre o melhor dos voos pois vão quase o voo todo (que fazemos durante a noite) a dormir... desta vez fomos no voo das 11:30 da noite, por isso deixámos-vos fazer uma longa sesta à tarde para aguentarem até ao voo. Passados 30 min dentro do avião, adormeceram os dois tranquilamente a ver desenhos animados... para cá estão mais tempo acordados por isso vão vendo desenhos animados, jogando, comendo, mexendo em todo o lado. E curiosamente Jake, nas alturas menos esperadas surpreendes: pediste para fazer xixi 3 vezes estando a tua fralda sempre seca!

Voo NYC.jpg

E pronto estamos de volta a New York, já fomos buscar um starbucks, fazer tempo até à noite chegar aqui para não adormecermos todos às 6h da tarde e acordarem de madrugada. Mas vontade de dormir todos nós temos.