Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

Kindergarten #3

880D48C1-C54F-44D1-B1FA-5D6E540077B8.jpg

'School was good Mommy...!!!!!' 

'A escola correu bem Mommy', foi o que me disseste, Liam, quando chegámos a casa depois do primeiro dia de escola presencial deste novo ano lectivo! 

A semana passada de aulas remotas correu bem. Vocês tinham duas aulas diárias. Começávamos o dia, os dois com uma turma e a aula a seguir com a turma do outro. No dia a seguir invertiamos a ordem. Assim no mesmo dia cada um de vocês via a vossa professora e os vossos colegas de turma!

E esta semana virtual até calhou bem porque assim todos em casa puderam estar sem máscaras e verem-se todos bem, já que na escola vai ter que ser com máscara do inicio ao fim do dia, a não ser para comerem, claro!

Mas não conhecendo as professoras tornou mais fácil para vocês se poderem afeiçoar a elas do que só lhes vendo os olhos!

O ano começa com 3 grupos de alunos. O grupo A com aulas presenciais às terças e quartas-feiras; o grupo B com aulas presenciais às quintas e sextas-feiras; e o grupo C que tem aulas 100% remoto, não indo presencialmente nenhum dos dias! As segundas-feiras são os dias alternados: numa semana é o grupo A que tem aulas também à segunda-feira e na semana a seguir é o grupo B. 

Vocês são grupo A.

Todas as manhãs, por cada um de vocês, temos de preencher um questionário online sobre se estiveram com covid ou com sintomas ou em contacto com alguém que tenha estado ou se se ausentaram do estado de New York... no vosso caso tem sido sempre Não a todas as respostas o que dá um resultado verde dando ok para a vossa entrada na escola. Temos de mostrar por cada um de vocês, no portão à entrada da escola, para as funcionárias aceitarem a vossa entrada. Esperamos obviamente que todos estejam a dizer a verdade sobre cada uma das crianças que entrega!

Cada turma tem o seu local demarcado no pátio onde estão uma batalhão de auxiliares para vos ajudar e chegada a hora de entrada para as salas as respectivas professoras vêm buscar-vos. E lá vão todos em fila indiana com distância entre uns e outros, tanto quanto possível, porque pouco entendem o que se passa e é sempre mais complicado manter assim tanta distância dos amigos que estão agora a começar a conhecer... 

DEB0ED4A-F74D-47DF-A9BC-66D08FE3136A.jpg

Dentro das salas o número de alunos reduziu consideravelmente tendo em conta anos anteriores... cada criança tem a sua secretária... o seu material devidamente identificado...

O ano passado era levar o material todo e as professoras iam gerindo o stock de todo o material, levado por todos, que era repartido por todos independentemente de quem tinha levado. Este ano foi tudo identificado! 

IMG_5776.jpg

IMG_5777.jpg

Ao contrário do ano passado que conhecíamos bem as vossas salas de aulas, este ano, pelo menos por enquanto não fazemos a minima ideia qual é a vossa sala, como vai estar decorada com os vossos trabalhos... e nem podemos ter uma curta amena cavaqueira com as professoras porque a partir de amanhã não podemos passar do portão da escola!

Deixaram hoje por ser o primeiro dia e porque tínhamos impressos para preencher, mas que os preenchemos ali mesmo no pátio da escola enquanto vos tiravam um a um a fotografia da praxe com o cartaz a dizer primeiro dia de kindergarten...

Vai ser um ano lectivo bem diferente que agora começa e que se presume desafiante conforme os meses vão passando...

De qualquer forma só vos desejamos que tenham mais um excelente ano... que consigam de alguma forma tirar algum proveito da escola presencial já que foi por isso que no meio de tudo isto escolhemos vos mandar para a escola! 

5 dias em casa não faz bem a ninguém! Percebemos que estavam a ser tomadas todas as medidas possíveis por parte da escola e professoras; percebemos que o número de alunos por turmas iam ser reduzidos; percebemos que não ia haver grande normalidade quando comparando com um dia no ano lectivo anterior (até Março...) mas que seria melhor que 5 dias com aulas no computador; percebemos que vocês queriam mesmo era ir para a escola física e não só escola remota; e eventualmente em Nov podíamos reavaliar a nossa escolha e passarmos para 100% remoto se assim quiséssemos.

Mas quando no primeiro dia vêm felizes e a dizer que gostaram da escola apesar de usarem máscara o tempo todo, não terem intervalo na rua, cada um ter a sua secretária, não haver grande partilha de brinquedos, etc, vocês vieram felizes!

E sendo a nossa escolha o método de aprendizagem híbrida (blended mode), os dias que não têm escola presencial não têm aulas via zoom com a professora que está com o grupo B, mas temos todos os trabalhos que vos forem enviados, via google classroom, para fazer ao vosso ritmo e de acordo com a nossa gestão!

Enfim, não sei se escolhemos bem ou não, se isto vai funcionar, se não passamos daqui a umas semanas todos para 100% remoto, ninguém sabe... mas um dia de cada vez e vamos vendo o desenvolvimento de tudo!