Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

O Mundo dos Piratas

'And now here is my secret, a very simple secret: It is only with the heart that one can see rightly; what is essential is invisible to the eye', in Le Petite Prince

17 meses de piratinhas

5 meses.jpg

E que tal um ponto de situação?

Fazem hoje 17 meses... E o facebook lembra-nos desta foto que partilhámos pelos vossos 5 meses!!!!! 5 meses!!!!

O tempo passa e como vocês já cresceram e desenvolveram. Continuam a dar-nos vontade de vos apertar e encher de milhões de beijinhos essas vossas bochechas lindas, de vos fazer cócegas até o Jake ficar com soluços, de vos mordiscar esses pezinhos pequeninos, de receber esses beijinhos às vezes meio babados e de receber aqueles abracinhos que por vezes vocês nos dão com os vossos bracinhos à volta do nosso pescoço!!!!!

Hum tão bom, tão bom, tão bom! Por estes momentos esqueço de como por vezes gostava que vocês fossem pequenininhos outra vez, quando eram só meus... só do papá... e não do mundo inteiro... pode ser egoísmo... e então? Não tenho o direito de desejar lá no fundo que vocês ficassem para sempre debaixo da minha asa não!? Tenho! Que isso aconteça é que será difícil e verdade seja, não seria a melhor solução para vocês, uma mãe galinha!!

Bom, mas voltemos outra vez aos 17 meses, que a mamã por instantes viajou até aos 18 anos!

Continuam a falar! Imenso! Jake, tu então, falas pelos cotovelos e apontas para aqui e para ali e falas e falas e falas! Não percebo nada pois é para aí uma mistura de chinês, com 'espanholês' e 'bebezês', que traduzido sai tudo mais ao menos em 'ta ta tas'! Mas que falas, falas! Ou tentas!

Liam, tu também falas, à tua maneira, mas em menos quantidade que o Jake. Parece-me que aqui está mesmo em conformidade com a vossa personalidade (que começa a ficar definida). Jake sorri ao mundo sem olhar se está de chuva ou de sol e Liam primeiro analisa o mundo e decide se ele merece o seu sorriso ou não!

Mas palavras, palavras, não. Acho que dizem banana, já que dizem 'nhanhanha' e apontam na direcção da banana. Mas também podem estar a pedir água, já que os vossos copos estão na mesma direcção da banana! Continuam a imitar o som do cão que se reflecte em outros animais, imitam o som da cobra, 'dada' (para papá) e 'mamã' têm repetido mais vezes, a olhar para nós ou a ir na nossa direcção ou até quando olham para fotografias nossas pelo que acho que estão no bom caminho para nos reconhecerem como vossos pais! Finalmente!  Podem não dizer mais nada, mas ao menos que chamem por nós, já que temos tanto orgulho e trabalho com vocês é o minímo, certo rapazes?

Às vezes parece que dizem algo parecido a 'onde está?'... já que o dizem quando não sabem um do outro ou de algum brinquedo. A seguir perguntamos onde está o mano e vocês saem em busca do mano escondido... ou quando vocês na brincadeira escondem qualquer brinquedo e se viram para nós de mãos abertas palmas viradas para cima e dizem 'um tá?' Ou então 'ma' possivelmente para toma já que é coincidente com estarem a dar-nos algo...

Já vos contei que estão cada vez mais interessados nos livros, nem que seja para os ler de cabeça para baixo. De facto têm andando interessados em 'lê-los', apontar às imagens, carregar nos botões para ouvir os sons, passar o dedo para sentir o pê-lo dos animais ou objectos, imitar os sons (que acabam todos por parecerem cães, menos a cobra! Essa imitam bem!) bater com eles na mesa, atirá-los ao chão, roubá-los um ao outro, estragar lombadas, por aí a fora!

Livros estragados.jpg

Continuam a mandar beijinhos e a dizerem adeus quando vos apetece e não quando vos pedimos! Muitas das vezes depois de desligarmos dos avós é que vocês dizem adeus ou vêm ao telefone para mandar beijinhos! Não adianta, parece que vocês vão mesmo ter mau feitio, quer dizer um feitio muito particular...

O 'high five!' ou em bom português o 'dá cá mais cinco!' vocês já o fazem há algum tempo a nós ou num dia bom a quem vos pede... mas agora começaram a dar um ao outro. Que coisas mais fofas. Por vezes Jake deixas o Liam um tempo pendurado com o braço lá no alto até te decidires a levantar o teu e bateres na mão do mano, mas é giro de se ver pois depois de baterem as mãos batem às palmas felizes com vocês mesmos!

Hi Five.jpg

Liam, continuas nas tuas várias tentativas ao dia de entrares para dentro da casa de banho ou quarto ou de saíres porta fora! Na porta da rua não há crise, pois tenho-me lembrado de trancar a porta... as outras portas, vamos lá a dentro de vez em quando, vocês exploram um pouco... bagunçam um pouco... mexem em todo o lado... para ver se perdem o fascínio... mas está difícil... continua a ser a vossa 'maçã' proibida e desejada! Numas dessas vezes lá encontram as vossas botas que são as únicas que estão desarrumadas pois são as únicas que vocês agora usam e teimam em que as querem calçar! De pijama!!! Ficam o máximo, de pijama e botas, ui nem vos digo, só vos mostrando! Mas lá andam um pouco e depois tiro-vos pois ficam a transpirar dos pés!

Quarto.jpg

Botas e Pijama.jpg

Continuam a brincar às escondidas! No meio da sala toda bagunçada de brinquedos vocês brincam às escondidas ou à apanhada! Ora corre um casa fora atrás do outro ora trocam e, normalmente eu sou o gigante que vos salva do mano que está em perseguição pois vêm se agarrar às minhas pernas ou se estiver sentada no chão dão aqueles abracinhos bons que não vos largo mais!

Escondidas.jpg

Acho que todas as crianças passam por uma fase de se quererem esconder e de improvisarem tendas. Assim estão vocês neste momento. E a vossa tenda é a mesa da cozinha! A brincadeira começou contigo Jake, e o Liam seguiu-te. Vão lá para baixo, sentam-se e puxam as cadeiras para vocês como que a fecharem 'portas'!!!!

A tenda.jpg

Continuam também (e acho que será uma coisa para a vida!) a roubar brinquedos um ao outro! Às vezes não sei de que adianta termos brinquedos em duplicado se vocês querem exactamente o mesmo! E por norma Liam, tu queres sempre o que o Jake tem. E se não consegues desatas a correr e deitas-te no chão ao pé da porta da rua a chorar (excelente sitio para chorar desalmadamente, porque como se já não houvesse barulho suficiente nesta casa ainda vais para a porta chorar como que a pedir socorro!!!!!!!). Mas choras de birra já que às vezes nem lágrima sai! E depois quando isto acontece é muito giro ver a reacção do Jake. Olhas para mim, dizes 'Oh!' e eu digo-te para ires fazer uma festa ao Liam e lá vais tu. Chegas ao pé do Liam, pões-te de cócoras e dizes para ele 'ta ta ta ta' e fazes uma 'festa' nas costas dele! O Liam às vezes para de chorar outras vezes não e lá vens tu embora a resmungar por entre 'ta ta tas'....

Mas a vantagem continua a mesma, Jake, na maioria das vezes não te importas se o Liam quer o que tu tens. Arranjas alternativa ao que ele te tira. Já a ti, Liam, é mais difícil pois não queres alternativa, queres o que o Jake tem e mais nada!

Mas às vezes, claro, o Jake também quer algo que tu tens Liam. E tu foges dele com o brinquedo na mão. E tu Jake vais atrás dele num choro chato de se ouvir. E o Liam foge e tu vais atrás dele. E andam em perseguição um tempo. Até que tu Liam, passas por um brinquedo qualquer e apanha-o e estendes para o Jake. Por vezes funciona essa tua técnica de distracção. Por vezes não. Por vezes o Jake também quer o mesmo brinquedo que tu tens e pronto! É uma chatice! E tu Liam és um matreiro pequenino já cheio de manhas!!!

Tudo mesmo continua a servir de brincadeira. Sejam os sacos de plástico do supermercado, as luvas ou gorros que tiram da gaveta, as espreguiçadeiras (que embora já vos fiquem pequenas ainda são de grande utilidade!)... mas claro que as espreguiçadeiras às vezes têm um duplo sentido, de brincadeira e de vos dar a altura que vocês precisam para chegarem onde não devem...

Jake.jpgLiam.jpg

Falam ao telefone! Põem-no no ouvido, ou no pescoço, ou na cabeça e ficam à espera que alguém fale do lado de lá. Contudo na era em que estamos neste momento (nem imagino como será na era em que vocês estiverem a ler isto, talvez através de um computador em holograma!) fazemos muito mais video-chamadas do que chamadas de voz... mas lá chegarão!

Sempre vimos e ouvimos que entre irmãos há sempre aquelas pequenas lutas de judo. Em que um dos irmãos é o constante vencedor e que amassa sempre o outro. E entre irmãos rapazes ainda pior, é o que dizem pelo menos. E estava de certa forma a contar que isso acontecesse. Mas esperava que fosse mais tarde! Mas não. Claramente Liam nasceste para o judo pois volta e meia lá estás tu em cima do Jake, prende-lo por uma perna ou um braço, aproximas-te dele com a cabeça para miminho ou de braços abertos para um abraço e de repente já o estás a 'apertar' pelo pescoço (não com grande força, claro, se bem que para um bebé de 17 meses tens força a mais!), ou simplesmente aproveitas que o Jake está deitado no chão a brincar e te deitas em cima dele... Claro que na maioria das vezes lá começas, Jake, a resmungar, ou gemer, ou chorar, ou gritar pois estás a ficar apertado e a perder o combate! Acho que da próxima vez que formos a Lisboa tenho de pedir à prima Alexandra (grande judoca do sporting vencedora de vários primeiros lugares) para te ensinar uns truques, Jake. A ver se ela te ensina como fazer um ippon ao Liam!!!! 

Judocas.jpg

E cá continuamos na nossas aventuras e vocês nas vossas descobertas! Uma cabeçada aqui, outra acolá, uma ferida aqui outra ali e tudo isso faz parte de ser criança, de ser rapaz, de se ser traquina, e de se descobrir o mundo em plenitude!!!!!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.